EFEITO da Suplementação Sobre a Qualidade Seminal, Libido e Níveis Séricos de Insulina em Touros Cruzados (bos Taurus Taurus x Bos Taurus Indicus)

Nome: NARA CLARA LAZARONI E MERCHID
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2017

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABRÍCIO ALBANI DE OLIVEIRA Orientador
JOSÉ DE OLIVEIRA CARVALHO NETO Examinador Interno
RENATA COGO CLIPES Examinador Externo

Resumo: A pecuária é uma atividade extremamente importante para a economia
brasileira, visto que o país detém o maior rebanho comercial de bovinos do planeta. A eficiência reprodutiva é o fator de maior impacto econômico na produção animal (CHRISTOVÃO e FREITAS, 2012).
O impacto da fertilidade do touro no desempenho reprodutivo do rebanho é muito superior ao da vaca, pois a expectativa é que cada touro acasale no mínimo 25 matrizes, ou ainda, uma média de 50 vacas por reprodutor (FRANCO et al. 2006). O emprego da taxa de prenhez como único índice para avaliar a fertilidade dos touros, pode levar a uma avaliação equivocada, especialmente quando a estação de monta tem longa duração, ou o número de fêmeas por touro é baixo. Nestas condições, reprodutores de alta fertilidade compensam os de baixa fertilidade (Fragnani et al, 2011). O desempenho reprodutivo de touros, principalmente em criações extensivas, sofre
influência de vários fatores além das características qualitativas e quantitativas do sêmen, tais como comportamento sexual, habilidade de monta e interação social durante o acasalamento (CHENOWETH, 1983b).
Palavras chaves: fertilidade, exame andrológico, libido.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000